sábado, 5 de janeiro de 2013

A Pantera (Cat People) 1942



Cat People foi a primeira produção de séries B do produtor Val Lewton, que ao longo dos anos 40 supervisionou uma série de aclamados filmes de terror de baixo orçamento, que Lewton e a sua equipa  ajudaram a elevar acima das suas humildes pretensões. Este filme, dirigido com o talento visual característico de Jacques Tourneur, tem uma história de terror sensacionalista e, com efeitos especiais mínimos, transforma-o num estudo psicológico denso de emoções proibidas e medos primitivos. A um homem americano comum, Oliver (Kent Smith), que se apaixona pela beleza eslava de Irena (Simone Simon), é involuntariamente lançado sob a sombra de uma antiga maldição que pode afectar a sua noiva. Irena teme apaixonar-se e não está disposta a submeter-se aos delírios da paixão, porque está convencida de que é descendente de bruxas satânicas, e que a sua maldição seria transformá-la numa pantera viciosa em momentos de êxtase erótico ou raiva ciumenta. Isto, obviamente, cria tensões entre os recém-casados​​, e como Oliver luta para encontrar uma maneira de "curar" a mulher da sua reticência sexual, ele vê-se cada vez mais distante dela e atraído para a sua colega de trabalho Alice (Jane Randolph), mais do que uma girl-next-door, sem maldições a pairarem na cabeça.
O horror do filme funciona apenas superficialmente, tal como nos demais filmes de série B. O suspense e o temor crescente emanam, não tanto nas cenas reconhecidamente eficazes de algumas obras de terror convencional, mas das tensões psicológicas tangíveis dentro dos personagens. A pantera pronta a explodir e a devorar uma amante é uma óbvia metáfora para a paixão sexual contida, está representada em grande parte do filme. Esta representação também existe na moralidade do Código Hays, de 1940, que mantém representações da sexualidade apenas até um certo nível. A auto-contenção de Irena espelha as restrições do Código. Quando o casal se conhece, Irena convida Oliver para o seu apartamento para o chá, e a cena termina rapidamente para muito mais tarde, à noite, quando a escuridão cai sobre o apartamento e Oliver ainda está descansando no sofá, e ainda assim nada aconteceu entre o casal. Esta falta de consumação perpétua no romance central surge simultaneamente a partir das exigências da moral cinematográfica da época, e dos medos de Irena, cujo pantera interna poderia muito bem ser as forças culturais que a proíbem de ter ou especialmente expressar fortes sentimentos sexuais. O filme atira fora esse terror sexual, o medo de perder o controle das próprias emoções. 
Se o terror psicológico crescente do filme é eficaz na criação de suspense, a forma como os filmes de Tourneur são desenvolvidos só contribuiem para o horror atmosférico do filme. Tanto Lewton como Tourneur se tornaram famosos por criarem uma estética de horror fundada na contenção visual e no minimalismo, influenciado em partes iguais pelas restrições orçamentais e uma crença de que o invisível é muitas vezes mais aterrorizante do que o visto. Para este fim, Tourneur filmou um punhado de cenas sombrias, maravilhosamente evocativas de um suspense quase insuportável como Irena, possivelmente transformada em pantera, persegue a sua presa. Como o amor de Oliver e Alice cresce mais ao longo do filme, a raiva e a inveja de Irena acumulam, e numa cena em que ela persegue a outra mulher pela cidade escura estrada apenas iluminada apenas pelas luzes de rua, criando poças de luz na escuridão.  Tourneur filma esta perseguição com o uso inteligente da desorientação, filmando as duas mulheres sempre separadamente, com Irena a seguir Alice. 
Cat People é uma peça incrivelmente eficaz de terror psicológico, levantando-se muito acima das suas origens de filme de baixo orçamento e criando um trabalho permanente de exploração psico-sexual.

Mega
Link 
Imdb  

Sem comentários: