domingo, 6 de janeiro de 2013

Zombie (I Walked With a Zombie) 1943


O vento sopra através das folhas das palmeiras na escuridão. O ritmo insistente de tambores tribais batendo à distância. Um estranho gemido ecoa através do ar da noite fria. Com estes simples efeitos, o realizador Jacques Tourneur e o lendário produtor Val Lewton conjuram uma estranha atmosfera genuinamente assombrosa para um filme que tem apenas uma relação tangencial ao seu póprio título exagerado, "I Walked With a Zombie". Como de costume nas produções de Lewton, o título veio primeiro, o que sugere uma história comovente de série B, mas em vez disso Lewton e a sua equipa elaboraram um romance, simples e assustador, e emocionalmente complexo situado na ilha de São Sebastião. Quando a jovem e séria enfermeira Betsy (Frances Dee) chega à ilha para cuidar da doente Jessica (Christine Gordon), ela encontra-se inesperadamente no meio de um triângulo amoroso entre Jessica, o seu marido Paul Holland (Tom Conway), e o meio-irmão Wesley (James Ellison). Há aqui um passado misterioso, uma sugestão de traição e amor ilícito que imediatamente precede a descida súbita de Jessica a uma condição quase de comatose. O filme não só contra uma história, como sugere ainda outra, traçando os contornos de um conto que reside sobretudo no passado, as suas partes mais importantes já foram contadas. Isso deveria necessitar de uma grande quantidade de exposição, mas excepto pela resolução de um mistério perto do final do filme, o argumento é prudente e alusivo. No final do filme, o público sabe mais ou menos o que aconteceu sem ter sido directamente dito, e sem ter o mistério essencial da história dissipado.
Este sentido de mistério é criado quase inteiramente com pequenos efeitos atmosféricos de Tourneur. O vento é praticamente uma personagem do filme, o farfalhar da brisa através das árvores cria uma aura inquieta que paira sobre tudo. Quando Betsy chega pela primeira vez à ilha, ela é acordada a meio da noite por gritos, dentro de algum lugar do complexo de Holland, e ela parte para a escuridão, para explorar. O clima é definido pelo uso elegante das sombras - todas as janelas desta casa parecem ter ripas, o melhor para criar essas sombras noir - e o sussurro do vento, o balanço das palmeiras. Há um olhar poético nos detalhes nestas cenas, o filme tem como objetivo criar um terror assustador rastejante ao invés de partir para os choques repentinos ou imagens horripilantes. A iluminação do filme e o movimento da câmera, circulando à volta de Betsy, como uma criatura da selva em torno da sua presa, transformam a mansão da ilha numa casa assombrada.
Como o avançar do filme, Betsy inexplicavelmente apaixona-se por Paul, e começa a aprender mais sobre as tradições da ilha, eventualmente, a suspeitar de que Jessica pode ser curada por uma cerimónia vodoo onde a medicina falhou. Betsy lidera o sonambulismo de Jessica através dos campos de cana-de-açúcar, além de um guarda zombie, esquelético, a uma clareira onde a dança dos sacerdotes e sacerdotisas do vodoo e do canto. Esta é uma obra-prima do horror atmosférico, nem uma palavra proferida durante a caminhada, e nem um som, excepto a batida dos tambores, os gemidos da canção, e o apito do vento através dos campos e das árvores. Ao longo do caminho, as duas mulheres deparam-se com muitos sinais do culto vodoo, espalhados por todo o caminho como marcadores ou avisos: o crânio de uma vaca numa vara, o cadáver pendurado de um animal, uma cabaça com furos para que o vento sopre uma canção lamentosa através do seu corpo oco, um crânio humano despedaçado colocado no centro de um círculo de ossos.
Ao longo do filme, imagens potentes como esta conduzem a história sem explicar nada muito diretamente. O mais próximo que o filme chega da exposição adequada é na forma de um cantor da ilha, cuja canção sobre a família Holland preenche alguns dos antecedentes sobre Paul, Wesley, e Jessica. Mas este material não é exposto ao calhas, e Tourneur faz Betsy ouvir esta música, estranhamente ameaçadora, apesar da sua voz melodiosa, as palavras parecem pressagiar o perigo que está para vir, para a jovem enfermeira. É uma cena assustadora, e um perfeito exemplo dos métodos que Tourneur e Lewton usam para transformar as convenções do género - como a exposição necessária do triângulo amoroso que precedeu o coma de Jessica.

Mega
Link 
Imdb 

Sem comentários: