domingo, 25 de agosto de 2013

99 Women (Der heiße Tod) 1969



A loira Marie (Maria Rohn) é enviada para uma ilha-prisão dirigida pela superintendente Thelma (Mercedes McCambridge). A prisão tem quase uma centena de mulheres (daí o título) e não tem homens, com excepção do governador da ilha, Santos (Herbert Lom), que escolhe uma prisioneira para si sempre que visita a prisão ... o que parece acontecer muitas vezes.
Entretanto, outra prisioneira morreu, e do Ministério da Justiça é enviada Leonie (Maria Schell) para a ilha para investigar o que está a acontecer por lá. Ela termina imediatamente com os castigos infernais, e de repente Marie e a nova amiga Helga (Eliza Montes) decidem que esta seria uma oportunidade perfeita para fugir.

O primeiro de muitos filmes "mulheres na prisão" dirigido pelo polémico espanhol Jess Franco, "99 Women" é um modelo de contenção e de classe quando comparado com obras exageradas posteriores como "Sadomania" ou "Women in Cellblock 9". Produzido e co-escrito pelo britânico mestre da exploitation Harry Alan Towers, o filme tem valores de produção superiores em comparação com outros filmes da sua vaga. É também, à sua maneira, sincero na tentativa de fazer algo substancial e dramático com uma premissa sensacionalista.
     Franco, muitas vezes criticado pela abordagem grosseira que trazia para muitas das suas obras, mais uma vez mostra que é mais do que capaz de fazer um filme coerente. O argumento é relativamente simples e directo mas no seu âmbito geral um pouco bruto, Franco é capaz de impregnar o filme com um senso dramatico e bastante emoção.
O filme também beneficia de um elenco de primeira classe. Sendo este um Woman in Prison, é seguro assumir que haverá muitas atrizes atraentes em exposição. O destaque, sem dúvida que é a linda Maria Rohm e a incrivelmente sexy Rosalba Neri. Rohm (Venus in Furs, aka Sra. Harry Alan Towers) tem o impulso ingénuo da inocência num mundo que ela não pode compreender, mas é completamente convincente - um verdadeiro testemunho da sua capacidade como actriz. Neri praticamente rouba o filme como uma prisioneira muito mais agressiva e sexualmente explícita, seja mostrando as pernas ou mostrando um surpreendente momento de ternura quando ela revela o motivo da sua prisão. Maria Schell tem um desempenho discreto como a observadora interessada do Ministério da Justiça, mas é ofuscada pela interpretação de McCambridge como a sádica cabeça da prisão.
Temos aqui duas versões, a versão "normal", dobrada em inglês, e sem legendas, e a versão "Uncut" que tem algumas cenas de sexo explícito, e legendas em português. Basta escolherem.

Critica do theresomethingouthere aqui. 

Versão normal
Versão Uncut
Imdb

Sem comentários: