domingo, 4 de agosto de 2013

Succubus (Necronomicon - Geträumte Sünden) 1967



Os filmes de Jess Franco são de um determinado gosto, especialmente aqueles do seu período mais psicadélico no final da década de 1960. Foi durante este período que lhe foi dada uma maior liberdade criativa pelos seus produtores, algo que nem todos concordaram em ser uma coisa boa. Mas para aqueles que apreciam Franco, os seus filmes têm uma estranha sensualidade e uma ousadia que muitas vezes pende para o surreal. 
A trama é um pouco sobre o lado enigmático da vida, mas o essencial é que temos Lorna (a modelo parisiense Janine Reynaud), estrela num clube nocturno de Lisboa que combina sexo e snuff para espectadores decadentes, e onde ela tem uma relação romântica um pouco tensa com o promotor Bill Mulway (Jack Taylor). Entre frequentar festas bizarras e ter sonhos ainda mais estranhos, um homem misterioso, Pierce (Michel Lemoine, o marido de Reynaud na altura) é o libertador do demónio interior de Lorna, fazendo dela um objecto sexual insaciável com sede de sangue.
A história é bastante frágil, como o era em tantas outros filmes de Franco, mas o que realmente o torna uma obra tão importante no cinema da década de 1960, é a sensação de estarmos num sonho acordado, que é realizado durante todo o tempo do filme. Há duas sequências de sonho longos que dominam o filme, repleto de símbolos tanto auto-evidentes (comboios) como misteriosos (um vendedor ambulante de harpas em segunda mão). Estes sonhos permitem ao subconsciente de Franco algumas inclusões peculiares como um pianista (Daniel Branco), a tocar a partir de um livro de matemática. O psiquiatra de Lorna (o produtor Adrian Hoven) aparece tanto nos sonhos como no mundo real, e sua conduta é igualmente desconcertante em ambos. O mundo dos sonhos espalha-se pelo mundo real de várias maneiras, especialmente porque a psique de Lorna começa a trabalhar. Quando ela seduz uma mulher loira (Nathalie Nort) e a leva para o seu castelo barroco, as imagens da jovem acariciando Lorna oscilam entre a loira e um manequim. Lorna parece estar a dissociar-se, fazendo com que o assassinato da jovem seja mais aceitável para ela.
Reynaud é fantástica no papel central, projetando uma sexualidade determinada e séria, em parte graças à sua peruca vermelha ultrajante e maquilhagem dos olhos que embaraçariam Cleópatra. Jack Taylor, na primeira de muitas colaborações com Franco, interpreta muito bem o amante que tem os seus próprios segredos. A versão original de Franco foi cortada para um lançamento americano com cerca de oito minutos a serem perdidos no processo. É um filme-chave no catálogo de Franco, com inúmeros aspectos a reaparecerem no seu trabalho, como o espetáculo sádico de Vampyros Lesbos, o nome da personagem Lorna, que irá ser reciclada inúmeras vezes, e como a atração pelo sadismo e pelo lesbianismo.
Com uma fantástica banda-sonora jazz de Friedrich Gulda e Jerry Van Rooyen e uma fotografia luminosa de Jorge Herrero e Franz Lederle, Succubus mantém um ambiente de sonho do início ao fim. Embora se possa criticar o filme por ser muito vago ou emocionalmente distante, vendo-o, no entanto, deve apagar quaisquer dúvidas quanto ao talento de Franco como cineasta. Não há uma sequência de má qualidade em todo o filme, e se ele não tem o impacto emocional enorme de Venus in Furs, eleva-se muito acima da sua filmografia como um filme de grande habilidade técnica e enorme imaginação.
Audio em alemão, legendas em inglês.


Critica do theresomethingouthere aqui.


Filme  
Legenda
Imdb 

Sem comentários: