segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Gemidos de Placer (Gemidos de Placer) 1983



O filme inspira-se em  "Philosophy in the Boudoir", uma pequena obra escrita pelo Marquês de Sade, cujos temas Franco voltou várias vezes em toda a sua carreira. A acção passa-se numa única noite, do crepúsculo ao amanhecer, com apenas cinco personagens a participarem em todo o filme. Antonio (Antonio Mayans) traz a sua amiga Julia (a musa de Franco, Lina Romay) para a sua casa para uma noite de sexo. A esposa de Antonio, Martina (Elisa Vela) acaba de voltar para casa de uma instituição mental. Eventualmente Antonio revela que pretende conduzir Martina de volta para a instituição mental, mas ao longo de uma noite de sexo (muito sexo), e uma morte sexual de Marta (Rocio Freixas), uma espécie de empregada na casa de campo, as coisas começam a mudar. Julia e Martina desenvolvem uma relação próxima e, no final do filme, as coisas parecem voltar-se contra Antonio.
O argumento é puro Franco, traçando distintamente um paralelo entre o erotismo e a morte. Praticamente nada acontece no filme, excepto as cenas de sexo prolongadas, mas o filme eleva-se acima de ser banal, ou erótico. Para começar, Franco faz uma abordagem muito materialista/estruturalista para a própria estrutura do filme. É composto por apenas vinte segmentos, ou seja, vinte sequências sem cortes, que dividem o comprimento do filme (82 minutos) por vinte partes, e rapidamente percebemos que cada cena tem aproximadamente quatro minutos de duração. A câmera fixa-se nos atos corporais, utilizando o foco para chamar a atenção para os objetos inanimados na sala, criando um ritmo intensamente erótico. Os shots longos nunca ficam chatos, demonstrando uma compreensão muito cuidadosa na composição e na profundidade do campo, os olhos dos espectadores nunca parar de se mover, tendo em conta a pura beleza das cenas que Franco criou.
Apesar de algumas falhas, Gemidos de Placer é um dos filmes-chave de Jess Franco, lidando habilmente com os temas do amor, sexo e morte que Franco tantas vezes tratou ao longo da sua carreira. O filme também demonstra que o realizador, muitas vezes referido como um falhado em termos de técnica, na verdade, é muito hábil a lidar com todos os elementos que fazem o cinema como uma das artes mais incríveis.
Legendas em inglês.

Critica do theresomethingouthere aqui.    

Link 
Imdb 

Sem comentários: