sábado, 7 de junho de 2014

Objectivo Burma (Objective, Burma!) 1945



Um grupo de para-quedistas em território ocupado pelos japoneses, com uma perigosa missão: localizar e destruir um radar. Conseguem cumprir a missão, e quando se deslocam para o local onde serão recolhidos para a base, são surpreendidos por uma espera japonesa, e são obrigados a fazer uma longa e difícil caminhada, através da selva ocupada pelo inimigo.
Um daqueles filmes que não tem grande argumento, mas o que está lá, deve-se em parte ás grandes interpretações. Errol Flynn tem uma das suas mais profundas interpretações como um capitão da Força Aérea que enfrenta grandes sacrifícios para salvar as vidas dos seus homens. Muitas vidas são perdidas ao longo do caminho, cada uma delas uma facada no coração do capitão. Claro que alguns deles vão conseguir saír dalí, mas a luta não irá ser fácil, dando um profundo respeito aos homens que lutam pela sua liberdade. Com o inevitável desespero, há muita acção para manter o ritmo do filme. A maior parte dos homens desta esquadra, são figuras que nos são muito familiares e as suas mortes afectam-nos como se fossem membros da nossa família. Eles cumprem o seu trabalho com coragem, humor, e um profundo sentimento de camaradagem. Não existe aqui um significado escondido, eles são personagens normais, que fazem apenas o melhor que podem para permanecerem vivos.
Tal como a maioria dos filmes sobre a Segunda Guerra Mundial, filmados durante a Segunda Guerra, os eventos são nos apresentados com um sentimentalismo pró-aliados, que é dificil de entender 50 anos mais tarde. Os americanos abatem os japoneses na estação do radar sem aviso prévio, e é considerado um acto heróico, os japoneses abatem americanos armados e é considerado um acto heróico. Como se isso já não os fizesse suficientemente maus aos olhos da audiência, os japoneses ainda torturam americanos para seu belo prazer (e extrair informação). 
 Realizado por Raoul Walsh, com a sua habitual economia,"Objectivo Burma" parece ter menos do que os seus reais 142 minutos. Foi recebido com indignação em Inglaterra, onde grupos de veteranos opuseram-se à campanha na Birmânia como sendo uma guerra apenas americana. A polémica foi tão grande que o filme foi retirado do circuito comercial britânico durante 7 anos.

Link
Imdb

Sem comentários: