quarta-feira, 9 de julho de 2014

Boca de Ouro (Boca de Ouro) 1963



Prepotente e cruel, Boca de Ouro manda arrancar todos os seus dentes para os substituir por uma dentadura de ouro. Ele também sonha ser enterrado num caixão de ouro, para compensar o trauma de ter nascido pobre, e a mãe o ter abandonado na pia da casa de banho. O filme começa por apresentar o protagonista, que acabara de ser assassinado. O repórter Caveirinha é designado para descobrir a verdadeira história sobre este bandido, e vai ter com a ex-amante que lhe conta três versões. Em todas estas histórias estão envolvidos Leleco, um malandro desempregado, a sua mulher, Celeste, e três ricaças.
Da sua primeira, de uma série de brilhantes adaptações literárias, e altamente imaginativas, Dos Santos reinventa o romance de Nelson Rodrigues, sobre um patológico gangster com sólidos dentes de ouro, e um voraz apetite por mulheres e dinheiro. Abraçando técnicas narrativas radicalmente modernas, "Boca de Ouro" oferece-nos um retrato fragmentado da brutal masculinidade que regressa repetidamente ao mesmo momento, a partir de diferentes pontos, cada vez revelando mais perspectivas inesperadas sobre este criminoso brutal, mas estranhamente encantador. Filme perturbador, é uma sátira selvagem ao casamento e às pretensões das classes, revelando uma venalidade similar a um coração corroído da burguesia hipócrita, a elite endinheirada e a classe trabalhadora, como todos eles tentam subir impiedosamente a escada hierárquica brasileira.
A história é de facto um film noir, muito amoral, como toda a obra de Nelson Rodrigues, que relembra vagamente o argumento de "Rashômon" (a mesma história contada de diferentes perspectivas). Jece Valadão é perfeito no papel do ambicioso gangster. 

Link
Imdb

2 comentários:

neomautusiano disse...

Oi, eu sou do brasil.
Me fala uma coisa.
Os filmes do Nelson Pereira dos Santos estão disponiveis em Portugal? VHS, DVD?
Ou vc baixa tudo da Internet?
Obrigado.

My One Thousand Movies disse...

Oi Neo, baixo tudo da internet. Por exemplo,o Glauber Rocha tem muita coisa cá lançada, e outros filmes brasileiros também, mas neste caso baixei da internet :)