quinta-feira, 31 de julho de 2014

Razorback (Razorback) 1984



Um javali selvagem aterroriza o interior australiano. A primeira vítima é uma criança, que é morta. O avô é levado a tribunal pelo crime, mas absolvido. Segue-se uma jornalista da TV Australiana, mas desta vez o seu marido vai até ao local do crime para procurar a verdade. Os habitantes da zona não o querem ajudar, mas ele junta-se a um caçador e a uma mulher para encontrar a fera.
"Razorback" é uma espécie de versão de "Jaws" de Steven Spielberg, com o mortífero tubarão a ser substituído por um enorme javali. Escrito por Everett de Roche, um dos melhores argumentistas da Ozploitation, e que ao mesmo tempo era a obra de estreia de Russell Mulcahy na realização, futuro realizador de "Highlander" 1 e 2, e de "The Shadow". Everett de Roche já por mais do que uma vez que tinha pegado em argumentos de animais-monstros, e já tinha mostrado o interior da Australia em road movies anteriores, por isso parecia natural juntar estas duas idéias no mesmo filme, a partir de uma novela de Peter Brennan.
A merecer um lugar no panteão dos melhores filmes de género do continente australiano, "Razorback" merece a fama de culto que tem, apesar da relativa obscuridade que teve ao longo dos primeiros anos. A culpa foi da desconfiança que as pessoas tinham relativa a filmes que eram rip-offs de "Jaws", ou o facto de que muitas pessoas não sabiam o que era um javali. Graças ao VHS a fama do filme foi crescendo, nos anos oitenta e noventa.
O trabalho de câmera de Dean Semler, de "Mad Max 2" e "Dances With Wolves", cria um ambiente quase místico para com o interior baldio da Austrália, com longas sombras e estrelas cadentes na noite a serem adicionadas às paisagens desoladas. Ao filme é adicionado levemente alguma crueldade para com os animais, com imagem de um matadouro, e violência para com os porcos e os cães. "Razorback" acaba por ser um divertido filme de terror da década de 80.

Link
Imdb

Sem comentários: