domingo, 10 de agosto de 2014

Lisboa

"With the coming of the Second World War, many eyes in imprisoned Europe turned hopefully, or desperately, toward the freedom of the Americas. Lisbon became the great embarkation point. But, not everybody could get to Lisbon directly, and so a tortuous, roundabout refugee trail sprang up - Paris to Marseilles..."

Estas são as palavras de Lou Marcelle que abrem "Casablanca", uma das primeiras vezes que a cidade de Lisboa foi referida num filme de nível internacional. Lisboa sempre foi uma cidade cobiçada devido ao seu posicionamento estratégico, mas foi com a segunda guerra mundial, com as suas histórias de espiões, principalmente por Portugal ser um país neutro, que ficou mais conhecida. Enquanto a Europa ardia, por Lisboa passeava-se tranquilamente, e a cidade tornou-se num sitio estratégico, para demonstrar que a história é feita de ciclos.
Foram bastantes os realizadores que desde então se sentiram atraídos por Lisboa, e para cá vieram filmar. O mais simbólico filme talvez seja "Lisbon Story", de Wim Wenders, e a ele juntei mais quatro diferentes visões para completar este ciclo, algumas delas obras perdidas no tempo, que merecem ser recordadas.
Eis o alinhamento do próximo ciclo.

 Segunda: Os Amantes do Tejo (1955), de Henri Verneuil

Terça: Lisboa (1956), de Ray Milland

Quarta: Dans la Ville Blanche (1983), de Alain Tanner

Quinta: Lisbon Story (1994), de Wim Wenders

Sexta: Pai e Filho (2003), de Alexandr Sokurov


2 comentários:

rs disse...

Vou de férias amanhã. Passo por cá no final do mês para ver este ciclo.
Entretanto, levo muito comigo na bagagem para saborear :-)

Bons filmes!

Um abraço,
rosalina

My One Thousand Movies disse...

Obrigado Rosalina. E boas férias :)