quinta-feira, 28 de agosto de 2014

O Vale dos Monstros (The Valley of Gwangi) 1969



O cowboy James Franciscus procura fama e fortuna capturando um Tyrannosaurus Rex que vive no Forbidden Valley para o colocar num circo mexicano. Mas a sua vítima, chamada Gwangi, parece ter aversão a ser mostrado em público...
O conceito original para Gwangi foi de Willis O'Brien, o criador dos efeitos especiais de "King Kong" (1933), mas nunca foi posto em prática, pelo menos até "Mighty Joe Young", que usou algumas idéias, assim como usaria o filme The Beast of Hollow Mountain (1956). Vendo este filme de Harryhausen facilmente se acredita como a idéia de colocar dinossauros contra cowboys seria tão atrativa. Parece um pouco rebuscado vê-la em acção, mas depois acaba por resultar muito bem. O argumento não é nada de especial, apenas uma variação de "The Lost World", embora muito também pudesse ser dito de "King Kong". Mas neste caso, a acção é bastante secundária, já que é a acção que é a força motora do filme. O grande problema é que demora muito tempo a partir para a acção, uma vez que a primeira metade do filme perde tempo demais com caracterizações de personagens, que acabam por não ter grande importância quando a acção começa a evoluir. A partir daqui é uma obra marcante, em especial a última sequência.
A magia de Harryhausen é deliciosa como sempre. Em Gwangi ele criou algumas das melhores sequências com dinossauros da história do cinema. Algumas décadas depois, os monstros em stop-motion incrivelmente articulados ainda têm o poder de encantar na tela, como tinham naquela altura. 

Link
Imdb

Sem comentários: