terça-feira, 4 de novembro de 2014

Viúva...Mas Não Muito (Married to the Mob) 1988



Angela deMarco (Michelle Pfeiffer) é infeliz no seu casamento com um alto membro da Máfia, Frank DeMarco. Quando Frank é assassinado, Angela aproveita para se libertar deste mundo, e começar uma vida totalmente nova. Mas o patão de Frank, Tony Russo (Dean Stockwell), começa a cortejar Angela, ao que ela não responde. O FBI começa a vigiá-la, pensando que ela é a nova amante de Russo, e o agente Mike Downey (Matthew Modine) vai instalar-se como seu vizinho, mas acaba por se apaixonar por ela...
1988 foi um grande ano para Pfeiffer, permitindo que ela mostrasse o seu valor em géneros bastante distintos. Aqui ela prova os seus dotes no território da comédia, no papel de uma ex-mulher que um homem da Máfia que se quer redimir, e deixar de levar a boa vida que tinha anteriormente.
Essencialmente é uma farsa realizada por Jonathan Demme, dirigida a uma ritmo alucinante, como se fosse uma história aos quadradinhos. Aqui ele é ajudado pelo director de fotografia Tak Fujimoto e pela designer de produção Kristi Zea, que faz milagres para desenvolver um olhar estilizado. Os interiores dos vários restaurantes e hotéis são demasiado extravagantes para parecerem reais, mas não é por isso que eles deixam de ser convincentes.A visão que temos dos anos oitenta como uma década em que gastou pouco dinheiro com cenários que se tornaram maravilhosos, parece ter sido aproveitada por Zea, nesta comédia onde os cenários são um dos pontos mais fortes do filme. É também importante referir o guarda-roupa e os penteados das esposas dos chefes da Máfia, em especial Connie (Mercedes Ruehl), cujo cabelo ameaça declarar independência da sua cabeça a qualquer momento.
Provavelmente é uma das melhores comédias sobre o mundo da Máfia, e isso deve muito ao excelente elenco. Stockwell foi nomeado para o Óscar de secundário, e o elenco conta ainda com Alec Baldwin, Joan Cusack, Oliver Platt, mas o filme é todo de Pfeiffer, cuja carreira entrava na sua melhor fase.

Link
Imdb

Sem comentários: