quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Noi, O Albino (Nói Albinói) 2003



Noi será o idiota da aldeia ou um génio disfarçado? Com apenas 17 anos de idade ele deriva pela vida num fiorde longínquo. No inverno o fiorde fica isolado do mundo exterior, cercado por montanhas ameaçadoras e enterrado sob um manto de neve. Noi sonha escapar desta prisão gelada com Iris, uma rapariga da cidade que trabalha no local. Mas as suas tentativas desastradas de fuga saem fora de controle, e terminam num completo falhanço. Apenas um desastre natural vai partir o universo de Noi, e abrir-lhe uma janela para um mundo melhor.
Dagur Kári  é um jovem realizador islandês (tinha apenas 30 anos nesta altura), para quem fazer filmes era apenas uma forma de expressão artística. No seu filme de estreia, leva-nos até ás paisagens cobertas de neve do extremo Noroeste da Islândia, até uma pequena comunidade onde a vida é muito lenta para todos os seus habitantes, incluindo um jovem albino de 17 anos.
Como filme, "Nói Albinói" é bastante inconsequente, uma série de eventos e anedotas passadas à volta de uma personagem bastante invulgar, mas é suficientemente estranho para se tornar num filme invulgar, e bastante interessante. O personagem principal e a localização são demasiado estranhos e desligados da realidade para que o espectador comum não se sinta ligado a eles.Mas enquanto o filme nunca liga os seus eventos particulares a uma narrativa convencional, ou a um estudo de personagem, captura um estado de espírito muito especial com um maravilhoso trabalho de câmara e uma banda sonora assombrosa, que se acumulam numa experiência invulgar. A maioria dos actores são amadores, ou trabalham em part-time, o que dá ao filme um certo charme extravagante, comparado aos filmes de Aki Kaurismäki, populados por personagens excêntricas numa comunidade onde o tempo e as experiências se movem a um ritmo e a um nível de realidade diferentes.
Passou em inúmeros festivais pelo mundo fora, tendo inclusive ganho os prémios de Melhor Actor e Melhor Realizador nos European Film Awards.

Link
Imdb

Sem comentários: