domingo, 12 de abril de 2015

Lightning (Inazuma) 1952



A história de Kiyoko, uma jovem mulher que conseguiu com sucesso fazer uma ruptura com a sua família disfuncional, que lhe tentava arranjar por força com casamento com um homem que ela rejeitara. Ela encontra-se num apartamento e quando se senta a uma janela vê um raio que parece cristalizar a ruptura que fez com o passado.
"Inazuma" é essencialmente uma "soap opera" de grande qualidade. Contada principalmente a partir do ponto de vista de Kiyoko, a filha mais nova, de 23 anos, a história diz respeito a uma velha mulher que tinha quatro filhas, todas filhas de pais diferentes. O ser humano é uma espécie falível, e por vezes dá vontade de pegar em algumas personagens e sacudi-las, e gritar-lhes para pararem de serem estúpidas, tal como acontece aqui.
O termo americanizado "woman's picture" tambem vem à mente, já que os personagens mais fortes são todos mulheres (recorrente na obra de Naruse). É um filme maravilhoso em todos os sentidos, a realização e as interpretações são de primeira classe, com os personagens a serem bastante credíveis, provavelmente parecidos com muitas pessoas que conhecemos do nosso dia a dia.
Foi uma das várias adaptações que Naruse fez da obra da escritora Fumiko Hayashi, na altura a mais popular escritora japonesa, e que tinha falecido no ano anterior à saída deste filme. A protagonista é Hideko Takamine, uma actriz regular nos filmes de Naruse.

Link
Imdb

Sem comentários: