quinta-feira, 16 de abril de 2015

Yearning (Midareru) 1964

 Tendo ficado viúva durante a guerra após apenas 6 meses de casamento, Reiko quase reconstrói sozinha a loja de bebidas da família do marido, após ter sido bombardeada. Dezoito anos depois, a sua loja e outros pequenos negócios estão a perder concorrência para um novo supermercado no final da rua. Como se isso não fosse suficiente, Reiko precisa de se esquivar das cunhadas que desejam se livrar dela, casando-a, além de tomar conta do violento cunhado mais novo, Koji.
O título em inglês do filme, "Yearning" é um engano, concentrando-se na imagem de um melodrama romântico, que embora presente de alguma forma, está longe de ser a preocupação principal do filme. "Midareru" significa algo como "desordem", e, de facto, os franceses e os italianos têm um título mais apropriado, Tourments e Tormento (tormento, angústia, dor ou sofrimento), que se aproxima mais do sentimento central do filme. Tal como acontece em muitos filmes de Naruse, a mudança social é um ponto importante, neste caso a chegada dos supermercados modernos com o seu efeito inevitável de atirar mercearias locais para fora do negócio.
Tal como a grande maioria da obra do realizador, também este filme teve pouca divulgação fora do país, mas ainda valeu à actriz principal, Hideko Takamine, um prémio de melhor actriz no festival de Locarno. O filme nunca teve estreia comercial nem em Portugal nem no Brasil.

Link
Imdb

Sem comentários: