quinta-feira, 9 de julho de 2015

O Ídolo do Público (Gentleman Jim) 1942

Em um dos seus veículos mais populares, no auge da década de quarenta, na Warner Brothers, Errol Flynn deu um salto até ao melodrama, com "Gentleman Jim", o retrato fantasioso do campeão de boxe de pesos pesados, do século XIX, chamado James J. Corbett (1866-1933). Não é segredo que o argumento levou com um excesso de dramatismo em relação aos detalhes da vida de Corbett, e Flynn esforçou-se extraordinariamente para replicar o estilo do lutador revolucionário, para que as suas perfomances no ringue proporcionassem um ambiente envolvente.
Corbett foi o primeiro campeão a ganhar o título sob as regras de Queensbury, e foi pela sua maneira de ser respeitável e tranquila, incaracterística do mundo do boxe, que ele ganhou a fama. O argumento, muito livremente adaptado da biografia do pugilista, "The Roar of the Crowd", começa em São Francisco, em 1867, onde o jovem Corbett tem um emprego respeitável como caixa de um banco. Depois de ajudar na fuga de um juiz proeminente da assitência de um combate ilegal, Corbett ganha um convite para o prestigiante Olympic Club. É neste clube que a sua carreira vai iniciar.
Grande parte da substância do filme foi bastante alterada em relação ao livro. O casamento de Corbett de 1886 foi convenientemente substituído pelo romance com uma bonita cliente do Banco (Alexis Smith). A vida pessoal de Corbertt é amplamente retratada na casa do patriarca irlandês, interpretado por Alan Hale, evitando o assassinato/suícidio dos pais de Corbett na vida real. Para ser aceite no mundo de Hollywood o filme também conta com um elenco interessante tanto nos papéis principais, como secundários, contando ainda com nomes como Jack Carson, Ward Bond, entre outros.
Atrás das câmeras estava Raoul Walsh, que contava na sua autobiografia que teve oportunidade, em jovem, de conhecer o verdadeiro Corbett.  O pai de Walsh levara-o para assistir a um treino para um combate contra o campeão da altura, Jim Jeffries, e apresentou-o a ele, de quem era conhecido.
Flynn raramente foi dobrado nas sequências de luta, frequentemente assistido por outro campeão chamado Mushy Callahan, e uma outra autoridade do mundo do boxe, Ed Cochrane, e a sua determinação para replicar ao máximo o campeão era enorme. Flynn era famoso pelas suas noitadas em Hollywood, mas em 1942 foi sacudido com alguns problemas de saúde, que culminaram com o colapso durante as gravações de "Gentleman Jim". O estúdio tinha-o levado até à fadiga, e os médicos diagnosticaram um pequeno ataque de coração.

Link
Imdb

Sem comentários: