segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Três Dias de Vida (Uncertain Glory) 1944



Jean Picard (Errol Flynn) é um covarde que por causa dos seus erros, tem um encontro com a guilhotina.O detective Marcel Bonet ( Paul Lukas), pretende assistir ao encontro de Picard com o carrasco, apesar de existir uma guerra em curso. Os nazis capturaram 100 reféns franceses, e ameaçam executá-los; e assim, forçar o sabotador da resistência a se entregar. Picard finge ser o sabatador para salvar a vida de inocentes, e a sua própria.
O mais atípico dos filmes de propaganda da Segunda Guerra Mundial, de Errol Flynn. Começa como um thriller sobre um vigarista que miraculosamente escapa à guilhotina, depois transforma-se numa segunda parte de "Os Miseráveis", onde um fugitivo é caçado por um detective implacável, e termina como o último acto de "A Tale of Two Cities", de Charles Dickens, onde um ladino considera um acto nobre de redenção, salvando a vida de muitos inocentes de execução.
Surpreendentemente esta mistura funciona porque os argumentistas Laszlo Vadnay e Max Brand (baseados numa história do próprio Vadnay e Joe May)  nunca desviam a atenção do difícil relacionamento entre as personagens de Flynn e Paul Lukas (fresco do seu Óscar no filme propagandista "Watch on the Rhine").
"Uncertain Glory" é, principalmente, sobre as escolhas morais feitas por dois inimigos e a sua necessidade de manter uma mentira pela sua própria segurança, quando as coisas se tornam complicadas. Isto é, principalmente, devido à grande interpretação de Lukas, e à direcção tensa e segura de Raoul Walsh.

Link
Imdb

Sem comentários: