quinta-feira, 5 de novembro de 2015

A Casa Assombrada (House on Haunting Hill) 1959

O milionário excêntrico Fredrick Loren (Vincent Price), e a sua quarta esposa Annabelle Loren (Carol Ohmart), convidam cinco pessoas para a casa em "Haunted Hill", para uma festa assombrada. Quem conseguir aguentar na casa durante uma noite ganha 10 mil dólares. Conforme a noite vai avançando, os convidados ficam presos em casa com fantasmas, assassinos, e outros terrores.
"House on Haunted Hill" sobreviveu como um dos melhores thrillers de casas assombradas de todos os tempos, e destaca-se entre todos os filmes fantásticos de William Castle. Influenciado pelo espírito de P.T. Barnum, Castle estava determinado a dar ao seu público mais emoções e arrepios do que qualquer outra obra havia dado, procurando sempre um modo de romper as limitações bidimensionais impostas pela tela.  
William Castle era mais conhecido pelos seus truques do que pelos seus filmes,mas este filme sobre casas assombradas é, na verdade, muito bom, incluindo algumas sequências verdadeiramente assustadoras. Castle opta por fazer um filme uniformemente iluminado e uma aparência limpa, e usa as sombras e os ruídos da câmera para criar efeitos bastante interessantes. Foi utilizado um truque chamado "Emergo", onde, a certa altura do filme, um esqueleto aparece de debaixo da tela e voa para a plateia, mas o filme também é bem visto sem este truque. O público ria-se mais do que gritava, com este efeito, mas o resultado convenceria a usar vários outros truques em filmes futuros.
Foi influenciado pelo livro de Shirley Jackson "The Haunting of Hill House", que serviria de inspiração para vários outros filmes, como "The Haunting" (1963), de Robert Wise, ou "The Legend of Hell House" (1973), de John Hough. Teve um remake em 1999, mas os resultados não foram os melhores,

Link
Imdb

Sem comentários: