sábado, 7 de novembro de 2015

The Tingler (The Tingler) 1959

Vincent Price é um médico legista que descobre que o medo provoca o crescimento de uma criatura parasítica na espinha dorsal das pessoas assustadas. Se elas gritam, esta força diabólica pode ser destruída. Se não, pode romper a coluna e matá-las. Ele isola com sucesso e remove o invasor do corpo de uma surda muda, que tinha sido aterrorizada pelo marido. Mas será que ele vai conseguir controlar este monstro?
William Castle era já um realizador experiente quando conseguiu encontrar a fórmula do sucesso com "Macabre" (1958), um thriller de baixo orçamento que vendeu os efeitos de choque na tela, com um sensacionalismo promocional. Num brainstorm de publicidade e ingenuidade Castle emitiu uma apólice de seguro para cada comprador de cada bilhete, que segundo o realizador era para quem não resistisse "aos sustos". A campanha foi um sucesso, o filme também, e assim estava descoberta mais uma fórmula mágica. Castle usaria esta fórmula mais algumas vezes, entre as quais neste "The Tingler".  Era a segunda, e última, colaboração entre o realizador e Vincent Price, cuja voz e graça tinham trazido muita classe ao filme anterior de Castle, "House on Haunted Hill".
Para o climax do filme, em que a criatura se liberta e foge para a plateia de um teatro, Castle contratava alguém aos donos dos cinemas onde o filme era exibido para fingirem que desmaiavam para serem levados pelos médicos (não reais, claro), mas isto era apenas o aperitivo. Depois ele colocava em acção o "Percepto", um pequeno vibrador motorizado, colocado sob os assentos dos cine-teatros, com um fio ligado à cabine de projecção. Estava cuidadosamente cronometrado para uma cena chave, em que o tingler rasteja pela sala, e se ouve o vozeirão de Price a gritar para as pessoas não entrarem em pânico, mas gritarem pelas suas vidas. Na sua biografia, Castle afirma que, deve ter feito vibrar cerca de 20 milhões de traseiros, dado o sucesso do filme.
Não havia dúvidas de que William Castle conseguia montar um thriller eficaz de série B com uma sensibilidade fora do vulgar. "The Tingler" não tem o nível de tensão e terror de outras películas, mas o carisma do realizador está todo lá. 

Link
Imdb

Sem comentários: