quinta-feira, 21 de abril de 2016

How I Ended this Summer (Kak ya Provel Etim Letom) 2010

Uma estação polar numa ilha deserta, no Oceano Ártico. Sergei, um meteorologista experiente, e Pavel, um recém-formado, passam meses em completo isolamento na base de pesquisa. Pavel recebe uma mensagem importante pela rádio, e tenta encontrar o momento certo para dizer a Sergei, quando o medo, as mentiras e suspeitas começam a envenenar a atmosfera...
A incapacidade de Pavel para transmitir a má notícia parece, ao mesmo tempo, desconcertante e completamente compreensível. Vivendo o momento, ouvindo o sujo rock russo com headphones, jogando jogos de vídeo, Pavel é claramente originário de um mundo onde se pode fugir dos problemas até que eles rebentem, e não se dá conta de onde está e o que isso significa. A paisagem, os ursos polares, a temperatura são uma ameaça maior do que Sergei, que parece adaptado ao território em que se encontram, e parece estar perfeitamente ajustado aos padrões da ilha. A ilha é, definitivamente, o terceiro personagem neste drama. Aleksey Popogrebskiy, de "Koktebel", usou todas as possibilidades de câmeras digitais para filmar takes longos de mudanças atmosféricas e da luz em tempo real, capturando um lugar inóspito e misterioso, de bancos sólidos de nevoeiro, mares congelados, e, por todo o lado, restos de tentativas de habitações humanas. 
"How i Ended this Summer" tem todos os ingredientes de um thriller convencional de "gato e o rato", mas pode decepcionar quem espere este tipo de filme, porque é uma pela mais surpreendente e mais subtil do que isso. É um filme sobre personagens, onde o diálogo foi espremido até ao osso, onde a linguagem corporal e os gestos falam por si, e o relacionamento turbulento de desconfiança se torna verdadeiro. É um filme sobre o temperamento, o tempo e território, gravado em condições árduas numa paisagem desolada e de tirar o fôlego.
Filme premiado em vários festivais, no Festival de Berlin de 2010 levou o prémio de melhor actor, conquistado pelos dois actores principais, em conjunto.

Link
Imdb

Sem comentários: