quarta-feira, 6 de abril de 2016

Irmão (Brat) 1997

Danila muda-se para a casa do irmão em São Petersburgo, para começar uma nova vida. E isso realmente acontece quando descobre que o irmão é um gangster e lhe pede para matar uma pessoa. Com o passar do tempo, Danila percebe como ser um assassino se tornou parte da sua vida e descobre que está seguindo o caminho errado.
O realizador Aleksey Balabanov (1959-2013) tornou-se num dos melhores cronistas da caótica Rússia dos anos 90. Logo na cena de abertura deste filme, que o revelaria, um jovem, acabado de saír do exército, interrompe umas filmagens ao ar livre. Não são as lindas costas de uma actriz que lhe chamam a atenção, mas sim a música ambiente que é tocada no local. Fora do cenário ele é, obviamente, atacado e preso e vamos vê-lo mais tarde, com o rosto ensanguentado, a ser interrogado pela polícia. Ficamos logo a saber que Danila Bagrov não é um rapaz inocente, e que um dos seus atacantes acabou em pior estado.
Danila representa tantos outros jovens da Rússia dos anos noventa, hipnotizado por um novo mundo musical que explodiu nesta década. Não era a música ocidental mas sim o rock russo (por vezes até folk rock), com os músicos artistas a dirigirem as suas letras para os tempos caóticos que se viviam naquele país. E será a música que irá determinar muitos dos pontos da história (voltas e reviravoltas) ao lado da violência.
Danila diz ter trabalhado num escritório durante o serviço militar, mas o seu manuseamento e experiência a lidar com armas de fogo e explosivos parecem mostrar outra coisa. O desenrolar do filme irá sugerir que ele tenha saído diretamente das acções militares contra os chechenos, já que ambos os lados do conflito foram igualmente sanguinários e cruéis.
De certa forma Balabanov faz o seu personagem principal um herói cativante (tal e qual Tarantino). Os seus primeiros actos violentos ou ameaçadores são um exemplo de um jovem a defender-se contra actos brutais. Não existe outra razão para ajudar o imigrante alemão  Hoffman ou o um comprador de bilhetes do que corrigir um erro naquele instante,e esta parece ser a sua natureza, e não algo que ele aprendeu no exército. Os crimes que ele vai cometendo são de certa forma motivados, senão perdoáveis.
Foi o maior êxito do cinema soviético em 1997, um sucesso mesmo com a sua aparência fria e calculista, e iniciou esta espécie de movimento. Os restantes filmes que veremos neste ciclo são bastante diferentes.

Link
Imdb

Sem comentários: