sábado, 22 de outubro de 2016

A Floresta Interdita ( Wind Across the Everglades) 1958

Um invulgar eco-melodrama que promove a ecologia e a conservação. É passado no primitivo sul da Flórida, Everglades, e na sonolenta cidade de Miami na década de 1890. Fala-nos sobre a Audubon Society, e a sua luta para deter um grupo de caçadores furtivos que presente massacrar a vida selvagem. São liderados por Cottonmouth (Burl Ives), cujo lema é "matar ou ser morto", e vivem nas suas casas bem perto da natureza. Quantas mais aves matarem, mais lucram.
Entretanto chega à cidade Murdoch (Christopher Plummer), um professor que é proibido de exercer a sua profissão por arrancar a pluma de uma ave que enfeitava o chapéu de uma mulher que descia o comboio. Era moda este tipo de enfeites, mas Murdoch achava que era um absurdo matar aves pelo simples prazer da vaidade humana. Cottonmouth e Murdoch vão entrar em choque. 
Nicholas Ray dirige magnificamente, captando as vibrações aventureiras da época, o ambiente hipnótico por trás do folclore da área e os protestos dos caçadores contra a sociedade civilizada (mostrando-os mais próximos da natureza do que de mundo civilizado de Miami). Através do trabalho de câmara de Joseph Brun, mostra-nos uma matriz de cores arrebatadora de exteriores filmados no sul da Flórida. 
O argumento desta aventura lírica é da autoria de Budd Schulberg, o mesmo que escreveu "On the Waterfront" (com o qual tinha um Óscar poucos anos antes), com o seu irmão Stuart a ser o produtor. Consta-se que os dois irmão tiveram grandes desentendimentos artísticos com Ray, despedindo-o antes do filme estar terminado, e excluindo-o da montagem final. Foi Budd que acabou por filmar as últimas cenas, mas não foi creditado. Esta acontecimento deu pano para mangas, e foi até discutido em três livros, mas acaba por ser mais um filme de Nicholas Ray.
Estranho era o elenco contratado por Nicholas Ray. Incluía a stripper Gypsy Rose Lee, o lutador Tony "Two Ton" Galento, (talvez por influência dos irmãos Schulberg), o ex-jockey Sammy Renick, o palhaço de circo Emmett Kelly, o escritor MacKinlay Kantor, e Peter Falk no seu primeiro papel.

Link
Legendas em espanhol.
Imdb

Sem comentários: