terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Os Detectives (Across 110th Street) 1972

O roubo de US$300.000 de um ponto da Máfia no Harlem, por três homens negros vestidos de policias, desencadeia uma busca frenética por toda a cidade para encontrar os autores. Anthony Quinn e Yaphet Kotto estão perfeitos como policias, divididos numa busca comum. Quinn, como um policia corrupto, em fim de carreira, que deve equilibrar a sua ganância e a necessidade inerente de se fazer justiça, nesta história emocionante. Nos excelente cenários naturais do Harlem, assistiremos à máfia e à polícia ao mesmo tempo, a tentarem capturar os bandidos.
Um dos filmes mais agressivos e violentos da sua época, "Across 110th Street" é um um veículo de acção policial sólido especialmente atraente pelo seu trabalho de exteriores claustrofóbicos, dando-nos uma sensação de desolação e desespero pelo crime das ruas, no centro da cidade. Asfalto, lixo, e graffitis em todo o lado para onde olhamos, e o filme não faz nenhum esforço em esconder estes detalhes. Quase lhe conseguimos sentir o cheiro e o sabor, neste olhar muito visceral sobre a corrupção da polícia e o crime organizado, principalmente das cidades mais populosas. 
"Across 110th Street" é normalmente catalogado como um filme da blaxploitation, do início dos anos 70, embora isto não seja muito preciso. É um drama de acção urbano com um elenco predominantemente afro-americano, mas o tema principal tem muito mais a ver com um drama policial, não explorando da mesma forma que outros filmes os idea
is da blaxploitation. Não há heróis, salvo talvez o Tenente Pope, apenas vítimas e perpertadores, com apenas a mensagem de que aqueles que vivem pelas armas morrerão por elas. 
Realizado por Barry Shear, conta com boas interpretações de Anthony Quinn e Yaphet Kotto.

Link
Imdb

Sem comentários: