quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Sweet Sweetback's Baadasssss Song (Sweet Sweetback's Baadasssss Song) 1971

Melvin Van Peebles escreveu, realizou, produziu, montou, compôs e interpretou este ataque poderoso e inflamatório à América branca. Depois do corpo de um homem negro ser descoberto, Sweetback ajuda dois brancos "conhecidos" para estes ficarem bem, indo com eles para a esquadra como suspeito. Mas ele é obrigado a fugir depois de atacar brutalmente os dois polícias depois destes prenderem e espancarem um jovem negro.
"Sweet Sweetback's Baadasssss Song" de Melvin Van Peebles, foi um momento decisivo na história do cinema americano e do movimento negro. Foi lançado menos de uma década após o Movimento dos Direitos Civis ter começado, e quase vinte anos antes do incidente de Rodney King. A sua violência e alta sexualização, um conto de vingança de um "machão" negro lutando contra a opressão branca, e vencendo, foi algo que nunca tinha sido visto numa tela do cinema americano.  Em estilo, conteúdo, e na forma como foi concebido e produzido,  "Sweet Sweetback" foi uma revolução cinematográfica, quer concordemos ou não com o tema.
Van Peebles, um americano negro, que primeiro ganhou reconhecimento a escrever livros em França, construiu "Sweet Sweetback" de baixo para cima, quase inteiramente sozinho. Como dificilmente um estúdio ousaria financiar tal filme ele foi obrigado a conseguir todo o dinheiro por ele próprio, batendo porta a porta. O filme acabou por custar apenas 500 mil dólares, parte dos quais foram financiados por Bill Cosby. Van Peebles reduziu os custos contratando mão-de-obra não sindical, e assumindo ele próprio grande parte das responsabilidades do filme: argumento, realização, montagem, banda sonora e interpretação. Ele também foi um brilhante empresário que encontrava sempre uma forma de conseguir uns dólares extra. Por exemplo, quando a MPPA deu ao filme um x-rating Van Peebles não só ameaçou trazer uma acção judicial contra Jack Valenti e a MPAA, como também desenvolveu um pequeno esquema de marketing com a expressão "Rated X by an all-white jury," que colocou nos cartazes para ajudar a publicitar o filme. Também colocou esta frase em t-shirts que não teve problemas em vender.
O ponto de vista de Van Peebles, era trazer para os cinemas uma visão de ser negro e viver na América, que outros cineastas tanto tinham ignorado. Claro que com a abundância de rap e hip hop a fazerem ode à vida negra no centro da cidade, e filmes como os de realizadores como Spike Lee e John Singleton, "Sweet Sweetback" não parece ser um filme tão revolucionário. Mas, no exacto momento da estreia, foi tão revolucionário que apenas dois cinemas americanos o mostraram. Os distribuidores ficaram petrificados por um filme que, nas palavras de Van Peebles, deu ao público negro uma hipótese de ver algumas das suas fantasias realizadas, saindo da lama e lutando pela vida. 
Hoje em dia "Sweet Sweetback" é considerado o filme que deu inicio ao movimento da blaxploitation, no entanto  Van Peebles disassocia o seu filme de outros como "Shaft" ou "The Mack", porque estes foram filmes produzidos por grandes estúdios de Hollywood. "Sweet Sweetback" é também o único filme considerado obrigatório ver pelos Panteras Negras.

Link
Imdb

Sem comentários: