terça-feira, 21 de março de 2017

A Vida de Zola (The Life of Emile Zola) 1937

A vida ficcionada do famoso escritor francês Emile Zola. Como é retratado no filme ele era um escritor sem dinheiro que divide um apartamento em Paris com o pintor  Paul Cezanne, até escrever o seu primeiro best-seller. Teve sempre dificuldades em aguentar os empregos por ser demasiado franco, sendo advertido várias vezes pelo ministério público, que arrisca a ser acusado se não mudar o seu comportamento. Grande parte do filme é sobre o seu envolvimento no caso do capitão Alfred Dreyfus, que foi falsamente acusado de fornecer informações secretas aos alemães e condenado a prisão perpétua na Devils Island. 
Emile Zola, além de um famoso escritor também era um lutador pela justiça e pela liberdade de expressão. Muitas vezes se opôs ao governo françês e aos militares, o que o tornaram impopular em certos círculos, enquanto popular noutros. O filme é principalmente sobre o caso Dreyfus, e não tanto sobre a pessoa Emile Zola. Era o segundo "biopic" a sair da dupla William Dieterle/ Paul Muni, embora aqui a acção não se concentrasse no personagem real mas sim numa história interessante em torno dele. Quanto ao retrato de Emile Zola neste filme, ele é constantemente mostrado como um homem grande e justo, com resposta sempre pronta para tudo. É quase um super-homem, e por isso não é suficientemente credível, mas se conseguirmos passar ao lado deste pormenor, é um filme muito interessante.
Foi um êxito absoluto na altura da sua estreia. Ganhou três dos Óscares mais importantes, Melhor Filme, Argumento, e actor secundário (Joseph Schildkraut). Além disso ainda conseguiu mais sete nomeações, incluindo de Melhor Realizador e Actor. Foi a única vez que Dieterle foi nomeado para um Óscar na sua carreira. O filme é vagamente baseado no livro "Zola and His Time" de Matthew Josephson, e conta com valores de produção bem elevados para a época, e um elenco de luxo, que inclui ainda Gale Sondergaard, Donal Crisp, Louis Calhern, Vladimir Sokoloff, Harry Davenport, entre outros.

Link
Imdb

Sem comentários: