domingo, 12 de março de 2017

La Pelota Vasca. La Piel Contra la Piedra (La Pelota Vasca. La Piel Contra la Piedra) 2003

Com mais de 100 entrevistas e imagens de arquivo, "Basque Ball" é um documentário incisivo sobre a Espanha, a ETA e a região basca. O realizador Julio Medem é mais conhecido pelas pelas suas histórias de amor elegantemente eróticas, mas neste documentário exaustivo (com sobrecarga de informação), ele oferece-nos uma visão fascinante da política tortuosa da região basca e da região do famoso grupo de terroristas separatistas. 
Controverso ao extremo, o documentário de Medem provocou a censura das autoridades espanholas, com o ministro da culta espanhola a marcar o filme como "suspeito". Esta resposta do ministro era típica das questões a que a questão basca suscita. Felizmente, a abordagem imparcial de Medem chega a ambos lados do espectro político, tratando a complexa teia da história, identidade e política em torno do seu tema com grande maturidade.
Entrevistando uma série de artistas, políticos, padres, activistas, jornalistas e académicos, Medem entrega-nos uma torrente de opiniões contraditórias, pintando uma história vívida, tanto do país basco como do seu status contestado. É uma mistura inebriante de vozes concorrentes: desorientadoras, estonteantes e exigentes. 
Por vezes há tanta coisa a ser atirada ao espectador que é impossível recebê-la toda. Um pormenor importante, é que os representantes do governo de Jose Maria Aznar, e da ETA não estão aqui representados, recusando-se a participar. Assim, com a "guerra do terror" escondida, em segundo plano, e os espectros do atentado de Madrid a acrescentarem um interessa adicional à discussão do filme sobre o terrorismo, este é o documentário oportuno e exaustivo possível. 

Link
Imdb

Sem comentários: