sábado, 25 de março de 2017

O Homem Que Vendeu a Alma (All That Money Can Buy) 1941

Jabez Stone (James Craig) é um agricultor azarado que num momento de desespero diz que venderia a alma em troca de dinheiro e uma boa colheita. O diabo aparece, e eles selam o acordo e o agricultor fica rico - mas também se torna num tirano frio e ganancioso. Quando o diabo vem cobrar a conta, Jabez fica desesperado e pede a ajuda do maior orador e entendido em leis da região: Daniel Webster (Edward Arnold).
Um pedaço da memorável paródia americana, "The Devil And Daniel Webster" é uma excelente adaptação da história de Fausto, que desloca o mito alemão para uma pequena comunidade de New Hampshire em meados do século XIX, onde a tentação do diabo ao agricultor vem representar a batalha pela alma da nação norte-americana incipiente.
O moral da história gira em torno do eventual reconhecimento de Stone dos erros do seu caminho quando a sua dívida com o diabo se torna devida. Ele pede ao célebre político e advogado de Massachusetts, Daniel Webster, que pede que, como cidadão americano, Stone seja protegido pela Constituição, e que lhe seja concebido um julgamento por um júri. O confronto final pela paz da alma de Jabez Stone vai colocar frente a frente Webster e os valores patrióticos americanos de liberdade contra as forças satânicas da ganância, luxúria e orgulho que aprisionaram a alma de Stone.
Apesar do tema altamente moralizante e ocasionalmente reacionário, este é um filme impressionantemente experimental do realizador William Dieterle, que mantém o poder de impressionar o seu público tantos anos depois da sua estreia. Bernard Herrmann ganhou um Óscar para a Melhor Música, e Walter Huston foi nomeado para Melhor Actor, no papel de Diabo. O filme tem dois títulos, "All That Money Can Buy" e "The Devil And Daniel Webster".

Link
Imdb

Sem comentários: