domingo, 5 de março de 2017

O Mundo Mágico de Julio Medem

Julio Medem é um fabuloso contador de histórias. Os seus filmes de extrema complexidade apenas são igualados pelo seu simbolismo - o que não quer dizer que sejam difíceis de serem vistos, muito pelo contrário. Sensuais, estimulantes, por vezes eróticos, ocasionalmente cómicos, os filmes de Médem convidam o espectador a se sentar, relaxar, e deixarem-se envolver pelo som e as imagens.
Medem apaixonou-se pelo cinema quando viu "O Espírito da Colmeia", do grande realizador basco Victor Erice. Inspirado por este filme pegou na câmara de super 8 do seu pai, e começou a fazer os seus próprios filmes, depois de já ter terminado um curso de medicina. Acabou por fazer a sua primeira longa metragem em 1992, "Vacas", já com 34 anos.
Os seus filmes lúdicos, eróticos e poéticos renderam-lhe uma reputação de um dos mais metafisicos realizadores do cinema moderno. O conflicto interno é um tema recorrente nos seus filmes de ficção que fez desde que se separou do seu pai autoritário com 21 anos. Muitas das suas histórias transformam-se em mentiras, enquanto as suas obsessões crescentes com o mito se desenvolveram ao lado do seu nacionalismo basco. Nesta altura, depois da transição da Espanha para a democracia, após a morte do General Franco em 1975 e o fim da ditadura, a maioria dos filmes bascos foram épicos históricos projectados para propagar uma noção dramática da nação basca. Medem trabalhou como assistente de realização e montador num filme sobre as guerras carlistas do século XIX, antes de subverter esses mesmos mitos e histórias em "Vacas", de 1992. Nesta sua primeira longa-metragem as suas obsessões temáticas e visuais aparecem já totalmente formadas: subjectividades e a dança romantico-violenta entre aqueles que amam e aqueles que odeiam, cuja atração e repulsão mantém a narrativa caracteristicamente girando em ciclos.
Nos próximos dias vamos conhecer um pouco do mundo mágico de Julio Medem, e vamos ter oportunidade de ver as suas primeiras cinco longas-metragens. Espero que gostem.


Sem comentários: