quinta-feira, 16 de março de 2017

William Dieterle

"Though the director's filmography includes memorably dull biopics (Zola, Pasteur, Juarez and the discoverer of a cure for syphilis) his finest work reveals a flair for romanticism… Though a minor, erratic talent, Dieterle is deserving of more serious critical attention than he has so far received." - Geoff Andrew (The Director's Vision, 1999)

Começou a sua carreira como actor, no teatro de Berlin, juntado-se à companhia de Max Reinhardt, em 1918. Daí para a frente participou em muitos filmes como actor, como "Waxworks" (1924) de Paul Leni, ou "Fausto" (1926), de F.W. Murnau. Em 1923 começou a dirigir, e uma ainda muito nova Marlene Dietrich apareceu no seu primeiro filme, "Der Mensch am Wiege". Na década de 30 Dieterle partiu para os Estados Unidos, tornando-se num artesão de confiança da Warner Bros, com algumas obras notáveis. Em 1935 dirigia a sua primeira grande obra, "A Midsummer Nights Dream", em colaboração com o seu antigo mestre Max Reinhardt. Daqui para a frente tornou-se no favorito do estúdio para trabalhar em biopics, e em poucos anos realizava "The Story of Louis Pasteur" (1936), "The Life of Emile Zola" (1937) e "Juarez" (1939)., todos eles interpretados por Paul Muni, com o actor a conseguir ganhar um Óscar no primeiro, e uma nomeação no segundo.
Em 1939 Dieterle mudava-se para a RKO, mudança que lhe iria valer alguns dos seus melhores filmes, incluindo a melhor versão feita de "The Hunchback of Notre Dame (1939), e "All That Money Can Buy" (1941). Debaixo da influência de David O. Selznick, para a Paramont, realizou ainda dois projectos com Jennifer Jones, "Love Letters" (1945) e "Portrait of Jennie" (1948.
A sensibilidade romântica de Dieterle diz que ele poderia ter sido um realizador de grande sucesso, tal como Douglas Sirk, dos melodramas românticos dos anos 50, mas o seu envolvimento em políticas liberais acabaria por o atraiçoar ficando com o seu nome ligado ao Macartismo. Com pouco mais de cinquenta anos a sua carreira acabaria por entrar em declínio, sendo ele obrigado a regressar ao seu país, onde ainda realizaria alguns filmes, sobretudo para televisão.
Neste ciclo, que não se pretende que seja muito extenso (9 filmes), vamos ver alguns dos melhores filmes da sua carreira nos Estados Unidos. A partir de sábado no M2TM. Espero que gostem.


Sem comentários: