sábado, 13 de maio de 2017

Love Exposure (Ai no Mukidashi) 2008

Yu (Takahiro Nishijima) tem a sua melhor lembrança de infância com a sua mãe a orar na igreja, mas, infelizmente, ela foi-lhe tirada muito cedo, morrendo quando ele ainda era um menino. A última coisa que ela lhe disse foi para encontrar uma mulher como a Virgem Maria, mas isso era uma missão impossível de cumprir. Quando o pai se tornou padre em reação à morte dela, Yu estava destinado a seguir o mesmo caminho, mas esse foi apenas o início dos problemas...
Takahiro Nishijima, membro do grupo musical AAA, protagoniza este tour de force de 4 horas, como Yu Tsunoda, um estudante de 17 anos que procura a aprovação do seu pai sacerdote. Apesar de Nishijima só ter aparecido em pequenos papéis, sobretudo em séries dramáticas, a sua interpretação como Yu é brilhante, captando na perfeição a sua descida aos infernos, da religião até ás lutas de rua e estúdios de pornografia. 
"Love Exposure" acaba por tirar proveito das suas quatro horas de duração. A sua história dá um monte de voltas e reviravoltas que nunca poderiam ser possíveis num filme mais curto. A primeira versão até tinha seis horas, mas depois foi cortada. Algumas idéias e conceitos explorados no inicio do filme irão tornar-se irrelevantes, mas o espectador é obrigado a nunca tirar os olhos da acção.
Para muitos dos seus fãs esta era a sua obra-prima, depois de trabalhar em filmes de género excêntricos nos durante muito tempo, como se este fosse o filme que ele queria mesmo fazer. No entanto, isto também funcionava como uma faca de dois gumes, porque os fãs habituados aos seus filmes habituais não gostaram muito deste registo muito diferente. 
Passou por vários festivais ganhando diversos prémios, entre os quais Berlim, onde venceu o Cagliari Film Award, e o FIPRESCI Prize.

Parte 1
Parte 2
Parte 3
Imdb 

Sem comentários: