sábado, 27 de maio de 2017

O Clandestino (Repo Man) 1984

Um punk rocker frustrado abandona o seu trabalho num supermercado depois de agredir um colega de trabalho e, mais tarde, é abandonado pela namorada numa festa. Vagueando pelas ruas é recrutado por um "repo man" (agente de cobranças) para recuperar um carro. Depois de saber que os seus pais doaram o seu fundo da universidade, decide juntar-se a uma agência de repo men  (Helping Hand Acceptance Corporation), como aprendiz. Durante o treino é introduzido ao mundo mercenário e paranoico dos motoristas, fica amigo de um teórico de conspirações de extraterrestres, é confrontado por outros agentes rivais, e descobre que alguns dos seus amigos de infância passaram para o mundo do crime.
"Repo Man" é talvez mais conhecido pela extravagancia da banda sonora, que inclui uma série de nomes do punk e hardcore dos anos oitenta, liderada por nomes como Iggy Pop e The Circle Jerks, que fazem um pequeno cameo como uma banda acústica num bar. No entanto, por muito que este seja considerado um "filme punk", a mensagem mais importante que fica, é a crítica ao capitalismo da era-Reagan.Ostensivamente, o repo man, com todas as conotações negativas que o seu trabalho pode trazer, está a fazer o trabalho que deve ser feito. Se alguém não pagar algo, tem de sofrer as consequências do seu acto, mesmo que não seja o culpado, ou não tenha forma de o fazer. Mas, como diz uma personagem, o Repo Man só come o que os tubarões do capitalismo não querem. 
"Repo Man"acaba por não ser um filme sobre cobranças, nem sobre carros. É sobre a luta da liberdade contra o consumismo e a religião, que é apenas outra forma de consumismo segundo o realizador e argumentista Alex Cox. Era a primeira longa metragem de fundo do realizador, que se estreava na realização aos 30 anos. Passado no deserto que era então o centro de Los Angeles, na era do Punk, este filme é, de certa forma uma visão de um outsider sobre a cultura americana, já que o realizador era um inglês que tinha aterrado naquele país uns anos antes.
O sucesso foi tal que, a partir deste momento, Cox começou a ser considerado uma das grandes esperanças do cinema americano independente. Destaque ainda para o elenco, que incluía Emilio Estevez, acabado de saír de "The Outsiders" de Francis Ford Coppola, e Harry Dean Stanton.

Link
Imdb 

Sem comentários: