quarta-feira, 28 de junho de 2017

O Muro (Duvar) 1983

Último filme de Yılmaz Güney, feito em França durante o seu exílio, e em parte financiado pelo ministério da cultura francês. Baseado na revolta de 1974 numa prisão infantil em Ancara, que Güney testemunhou transformando mais tarde num livro chamado "Soba, Pencere Camı ve İki Ekmek İstiyoruz / We Want a Stove, a Window Glass and Two Loaves of Bread" foi filmado numa antiga abadia nos arredores de Paris. Com a excepção de Tuncel Kurtiz e Ayşe Emel Mesci todos os restantes actores eram amadores. A narrativa é passada inteiramente dentro da prisão, que é dividida em várias células, homens, mulheres, adolescentes e anarquistas. O significado de "prisão" tem um triplo significado nos filmes de Güney: representar a prisão em concreto que ele conheceu bem, a prisão da sociedade em massa, e a prisão das nossas mentes. Em Duvar" eles escolheu o o motivo da prisão particularmente, para expôr a situação política na Turquia depois da intervenção militar de 1980. 
De acordo com Güney o filme apresentava o ponto de vista de um outsider, ao narrar as esperanças desesperantes dos prisioneiros, com as crianças a rezarem para serem transferidas para uma prisão melhor, em vez de exigirem a sua liberdade. Para Güney esta mudança não podia acontecer, a não ser escapar da realidade em sonhos. A "boa prisão" não existia. Para um artista como Güney, que recebeu a sua energia do seu público, o exílio foi contraproducente. Ele tinha a liberdade mas não a munição para criar, e "Duvar" não podia competir com os filmes que ele tinha feito na Turquia. É um filme áspero e vingativo, que leva a amargura de um artista artista excepcionalmente talentoso condenado a passar os melhores anos da sua vida atrás das grades e a morrer no exílio.
O nome de Yılmaz Güney era proibido na Turquia. Onze dos seus filmes foram confiscados e supostamente queimados no seu país de origem, sendo até proibido escrever sobre ele. "Duvar" foi banido durante 17 anos. Apesar de todo o seu sucesso internacional, principalmente de "Yol" e este "Duvar", ele era sobretudo um realizador para o povo turco. Viria a falecer no ano seguinte, com apenas 47 anos, de cancro no estômago.  

Link
Imdb

Sem comentários: