quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Avalon (Avalon) 2001

Numa sociedade futurista, a dura realidade da população é quebrada pela febre de um jogo de guerra ilegal e perigoso conhecido por Avalon que tanto pode transformar os melhores jogadores em ídolos como pode causar-lhes graves danos cerebrais. Dentro deste universo virtual disputado em rede, destaca-se a solitária Ash, que tenta avançar de nível e ao encontrar um jogador da sua antiga equipa descobre que o seu amigo Murphy permanece preso dentro do jogo, depois de perseguir uma menina fantasma que parece ser a chave para alcançar um nível secreto no mesmo. 
Quando a uma personagem do filme "Avalon" é perguntado se ele é real ou não, a sua resposta é: "isso importa?" Com os videojogos a tornarem-se cada vez mais realistas, os jogadores são capazes de interagir durante horas num mundo virtual, onde é cada vez mais difícil dizer qual é a diferença entre a realidade e realidade virtual. Quando tantas pessoas partilham uma experiência, seja real ou imaginada, ainda é, no entanto, uma experiência compartilhada. Se todos passarem a maior parte das suas vidas interagindo uns com os outros num mundo virtual, não seria o que acontece nesse mundo a primeira realidade?
"Avalon", do reconhecido realizador de anime Mamoru Oshii ("Ghost in the Shell", "Patlabor") é a sua primeira aventura no mundo da "live action", e marca a diferença ao trazer uma visão "do outro mundo", de uma forma que seria impossível de mostrar nas mãos de qualquer outro realizador. Por todas as teorias de alto conceito sobre o que é real e o que é simulação, "Avalon" faz mais pontos como uma experiência visual única do que uma história ricamente detalhada. A marca de Oshii é inerentemente visual, utilizando símbolos, ícones e atmosfera para permitir que o espectador junte tudo o que está a acontecer. 
"Avalon" provavelmente será mais apreciado pelos fãs da cultura "geek", porque tem muita tecnologia, elementos de "role playing" game, teorias abstractas e animé. Também deve despertar o interesse dos fanáticos da ficção científica, particularmente aqueles que gostam de filmes que fazem uma abordagem mais filosófica da acção do tipo realidade virtual, tipo "Tron" ou "The Matrix". 

Link
Imdb

Sem comentários: