domingo, 13 de agosto de 2017

Nirvana (Nirvana) 2008

Aborrecida e desiludida com a vida em Moscovo a enfermeira Alisa (Olga Sutulova) muda-se para São Petesburgo onde vai morar num apartamento com duas pessoas bem peculiares, Valera, que tem o apelido de “dead man” (Artur Smolyaninov) e Vel (Marya Shalaeva), também conhecida como “mermaid”. A coisa fica feia quando Alisa começa a ter um caso com “dead man”, namorado de “mermaid”. Mas outros acontecimentos fazem com que as duas acabem grandes amigas, apesar do conflito inicial, principalmente depois de experiências de vida e de morte.
A vida é difícil e confusa, e temos de ser duros se a queremos viver. Esta atitude em relação à vida em "Nirvana" não serve como quadro sociológico, mas como um desafio estético a ser cumprido. "Nirvana" é um drama de amor e dependência de drogas, um thriller de gangsters e um "buddy movie", tudo num só filme. Essencialmente é  uma história convencional sobre a dependência das drogas e o poder redentor da amizade feminina, este filme russo atraí a atenção pelo seu guarda-roupa e maquilhagem, da responsabilidade de Nadezhda Vasiliyeva e Anna Essmont respectivamente. O equivalente a dois milhões de dólares foram gastos não só neste território, mas também na construção dos cenários e decoração.
Filme de estreia de Igor Voloshin,vai buscar muita influência aos filmes cyberpunk dos anos noventa, mais pelo estilo do que propriamente pela temática. Sobre o filme Voloshin escreveu: "Os nossos personagens parecem genuinamente extravagantes. É o resultado do vazio espiritual".
Legendas em inglês.

Link
Imdb

Sem comentários: