domingo, 27 de agosto de 2017

O Dia dos Mortos (Day of the Dead) 1985

Os zombies dominaram os Estados Unidos da América, excepto um pequeno grupo de cientistas e oficiais militares que se estabeleceram numa base subterrânea na Florida. Os cientistas usam os mortos-vivos em experiências, para conseguir encontrar a cura, mas os militares não concordam com este método. Finalmente, a milícia descobre que um dos seus homens foi usado nos experiências, expulsando os mesmos para a caverna que abriga os mortos vivos. Infelizmente, os zombies descobrem o caminho até à base militar.
Romero completou a sua trilogia dos zombies já em meado dos anos 80, no filme da trilogia mais rico em diálogos, assim como o mais sagaz. Embora não tenha sido bem recebido, e a ser o filme menos bem sucedido na bilheteira da trilogia, tornou-se num clássico de culto depois de ter sido revisionado alguns anos depois de estrear.  A história traz-nos um festival de horror claustrofóbico sobre cientistas loucos (particularmente o Dr. Logan (Richard Liberty), apelidado de Frankenstein) e oficiais militares, na era política da reaganite obcecada com a ciência, r
ealizando experiências sádicas em zombies, tentado domesticá-los e trazê-los de volta para a sociedade. O filme, novamente, volta a redefinir o género, mostrando como os mortos-vivos foram incompreendidos e oprimidos.
"Day of the Dead" foca-se assim no início de um novo mundo, onde os sobreviventes tentam domesticar os zombies. Apesar das suas configurações voltadas para o cinema fantástico, os três filmes são politicamente conscientes, dramatizando o género e ansiedades raciais, além da critica ás forças armadas, instituições familiares, sociedade de consumo e guerra do Vietname.

Link
Imdb

Sem comentários: