sábado, 16 de setembro de 2017

A Long Weekend in Pest and Buda (Egy hét Pesten és Budán) 2003

Uma interessante história que explora a Húngria moderna, e os laços com o passado que muitos ainda têm. Ivan (Iván Darvas) está a morar na Suíça, mas é obrigado a voltar à sua Hungria natal depois de décadas de um exílio auto-imposto, para visitar Mari (Mari Töröcsik), uma ex-amante agora gravemente doente. Depois de chegar é confrontado com segredos do passado e também problemas do presente que mudarão a sua vida.
"A Long Weekend in Pest and Buda" dirigido por Károly Makk, volta a reunir Makk com as duas estrelas do filme "Amor" de 1971, Mari Töröcsik e Iván Darvas, passados mais de trinta anos. Embora não é uma sequela, utiliza algumas sequências deste filme, e também de "Merry-Go-Round" de Zoltán Fábri, em flashbacks. A idéia para o filme veio de uma sugestão de Marc Vlessing, o produtor, que queria que Makk fizesse um filme que olhasse para o passado recente da Húngria. Nesta altura (1997), Vlessing e Makk estavam em Londres, a dar os toques finais em "The Gambler", uma adaptação de um livro de Fyodor Dostoyevsky. "A Long Weekend in Pest and Buda" acabaria por ter uma longa gestação, em parte por causa dos problemas habituais de encontrar apoio financeiro, que não eram fáceis de encontrar. Desde o início da produção que Makk estava interessado em incluir os actor de "Amor", apesar de qualquer idéia que isso tenha levantado deste filme ser uma continuação, ou mesmo um remake, do filme anterior. A história de Ivan, e o seu antigo amor, Mari, também se tornou na história das suas gerações.
Mas o filme é também a história do encontro de Ivan com a sua filha, Anna, e o modo como eles lidam um com o outro, ora aproximando-se ora afastando-se. Por isso o filme nunca adopta a técnica de "Amor", de mudar o interesse narrativo de um personagem para outro. A perspectiva é sempre a de Ivan, mas o filme recusa-se a deixá-lo sozinho, oferecendo-lhe através da reconciliação com a sua filha, uma libertação da dor com o passado.
Mais um filme bastante raro, com legendas em inglês.

Link
Imdb

Sem comentários: