domingo, 8 de outubro de 2017

Livros - Semana 3

Hoje é Domingo, é dia de se abastecerem com livros para lerem durante a semana. Estes são os livros que temos para vós.

- História do Cinema Mundial, de Fernando Mascarelo. Link
Este livro concretiza uma proposta no cenário brasileiro - apresentar um panorama horizontal da produção internacional dessa forma narrativa que chamamos 'cinema'. A aposta na dimensão diacrônica tem seus predicados. Percorrer esse livro é deparar-se com a efervescência das tradições que reivindicaram para si o estatuto de cinematográficas. O cinema das origens, o cinema clássico, o diálogo criativo do cinema com o construtivismo, o expressionismo, o surrealismo, as particularidades da vanguarda cinematográfica chamada impressionista, o cinema realista e seu coroamento no neo-realismo, a chegada da modernidade com a Nouvelle Vague, os novos cinemas, o retorno de Hollywood, os grandes autores e as grandes personalidades da história do cinema, o pós-modernismo e o cinema documentário - o cinema no século XX é o universo que esse livro se propõe a discutir - de partida, um desafio elevado.

- Transgressão, Mercado e Distinção A Violência Extrema no Cinema, de Paulo Scarpa. Link
Uma dissertação de mestrado muito interessante. 

- Re-viewing Fascism- Italian Cinema, 1922-1943 , de Jacqueline Reich. Link
Quando Mussolini proclamou que o "Cinema era a arma mais poderosa", estava apenas a contar metade da história. Na verdade, poucos filmes durante o fascismo podem ser considerados de propaganda. Este livro analisa muitos filmes que falharam como "armas"  para criar uma consciência cultural e em vez disso reflectiu as complexidades e contradições da cultura fascista.

- Alfred Hitchcock: The Icon Years, de John William Law. Link
A década de 60 foi muito positiva para Alfred Hitchcock. Alcançou o êxito no cinema, na televisão, nos livros. Este livro de John William Law vai analisar estes anos de ouro de um outro ponto de vista.

- Subversive Horror Cinema, de Jon Towlson. Link
O cinema de terror floresceu em períodos de crise ideológica e traumas nacionais - A Grande Depressão, a guerra fria, a era do Vietname, o pós 11/9. Este livro discute uma sucessão de realizadores a trabalhar no terror, desde James Whale a Sylvia Soska, que usaram o género e o choque da sua era para desafiar o "status quo" desses tempos.

Sem comentários: