terça-feira, 10 de outubro de 2017

Paixões Que Escaldam (The Long, Hot Summer) 1958

Depois de ser obrigado a deixar uma cidade por ser considerado, sem provas, um incendiário, Ben Quick manda-se pela estrada fora. Então, vai parar a uma pequena cidade onde passa a viver, e onde acaba por ter uma ascensão meteórica após se envolver com uma mulher e cair nas boas graças do líder da cidade.
"The Long, Hot Summer" é uma adaptação de duas histórias curtas, e de uma longa de William Faulkner, todas fundidas num único argumento. Continua a parecer uma obra de Faulkner, mantendo a atmosfera, a ironia, e a sensação de calamidades que caracterizam o seu trabalho. Paul Newman é impecavelmente escolhido como protagonista, no filme onde conheceria a mulher da sua vida, Joanne Woodward, com quem passaria o resto da sua vida, e provavelmente um dos casamentos mais longos de Hollywood (50 anos). Mas seria Orson Welles quem levaria realmente o filme a bom porto, no papel de "big man in town". Welles numa interpretação tão brilhante que ultrapassa mesmo a de Newman.
Parte da atração do filme, reside em assistirmos no grande ecrã ao inicio desta paixão tão duradoura entre Newman e Woodward, que depressa passou para a vida real, tendo os dois casado pouco tempo depois das filmagens terem acabado, assim como as tensões entre todos os personagens.
Seria a primeira colaboração entre Martin Ritt e Paul Newman, uma colaboração que se iria estender por mais alguns filmes. Ritt tinha sido colocado na lista negra de Hollywood, e estava com extrema necessidade de provar que era um realizador capaz de criar êxitos de bilheteira, e "The Long, Hot Summer" chegou em óptima altura, iniciando uma colaboração que se iria prolongar por mais alguns anos, durante a década de sessenta, como "Paris Blues", "Hud", "The Outrage", e "Hombre".

Link
Imdb

5 comentários:

o mortal comum disse...

Olá. Houve um problema com o link deste filme. Diz que já não está activo. Nâo tem acontecido com os anteriores.

Obrigado pela divulgação de tanto e tão bom cinema.

Abraço

Anónimo disse...

Logo eu vejo o que se passa. Obrigado.

Micaela Bubakova disse...

Chico, não dá...que se passa, estamos a ser atacados?

My One Thousand Movies disse...

O mega já me apagou o link duas vezes, primeiro com o título em inglês, depois com o título em português.
Agora coloquei o ficheiro zipado a ver se passa.

Micaela Bubakova disse...

até agora, sem problemas :-) obrigada!