domingo, 14 de janeiro de 2018

Onde Jaz o teu Sorriso? (Où gît votre sourire enfoui?) 2001

Quase vinte anos depois de Harun Farocki prestar uma homenagem à profunda influência do cinema de Straub/Huillet, ao filmar o processo exaustivo da preparação do filme "Class Relations" para o documentário "Jean-Marie Straub and Danièle Huillet at Work…", Pedro Costa captura o seu processo igualmente exigente da montagem da longa-metragem "Sicilia!" em "Onde Jaz o Teu Sorrisso?". Na verdade, tal como o filme de Farocki captura intrinsecamente a metodologia de trabalho dos cineastas através dos seus temas recorrentes de automação e sistematização de processos, também o filme de Costa ilustra a particularidade da sua metodologia através da sua própria preocupação caracteristica, para capturar o alegórico no quotidiano. 
À medida que os cineastas alternadamente contam histórias e anedotas pessoais, tanto sobre o seu matrimónio como sobre o seu cinema colaborativo, o que emerge no retrato reverente e discreto de Costa é uma imagem carinhosa, humorística da relação entre os dois, a todos os níveis. Uma história de amor moderna que funde a paixão com a política, a criatividade com a convicção, contada a partir da intimidade privilegiada de dois românticos irascíveis e duradouros casais intelectuais, activistas sociais, cinéfilos obsessivos, idealistas sem idade, e artistas inovadores.
Este documentário serve também de antecipação para um dos grandes ciclos deste verão, dedicado a esta dupla de realizadores. Será lá mais para o Verão, e terá textos do nosso habitual colaborardor, Jorge Saraiva.

Link
Imdb

Sem comentários: