segunda-feira, 9 de abril de 2018

A Costureirinha da Sé (A Costureirinha da Sé) 1959

Aurora é uma jovem simples e ingénua do bairro da Sé que trabalha num atelier de costura e que vive uma história de amor com Armando, motorista de táxi. Este romance causa a inveja de uma vizinha que queria Armando para a sua filha Leonor. Mas um dia, chega de visita ao bairro um jovem belo e rico por quem Leonor se apaixona. Para além disso, aproxima-se a data do "Concurso de Vestido de Chita" que todas as costureiras querem ganhar.
 "Depois das atribulações ligadas à chamada "trilogia neorrealista" de Manuel Guimarães (Saltimbancos, Nazaré, Vidas Sem Rumo) , onde as limitações do realizador, a pressão da Censura, e o ostracismo do público se conjugaram para criar uma realidade amargurante, o cineasta foi forçado a trabalhos alimentares até que, em 1959, se criaram condições para o seu retorno à longa-metragem de ficção. Só que, mais ou menos acossado pela imperiosidade do êxito popular, Guimarães fez um hiato nas preocupações sociais e decidiu-se por um filme marcadamente comercial, "A Costureirinha da Sé".
Adaptação de uma opereta tripeira de Arnaldo Leite e Heitor Campos Monteiro, rodado a cores, em cinemascope (o que, no panorama do cinema português do tempo, era um notável esforço de produção, e tomando como protagonista uma das vedetas do cançonetismo da época (Maria de Fátima Bravo), "A Costureirinha da Sé" viria a conquistar o ponto mais baixo da carreira do cineasta, cedendo em toda a linha ao tom popularucho e, por ironia do destino, nem sequer colhendo nas bilheteiras o fruto dessa cedência."
   Em Dicionário do cinema português, 1895-1961

Link
Imdb

Sem comentários: